Vou apresentar-te esta “viagem”:

Rasgar Romper e Florescer simbolizam as três fases do caminho da mulher:
- A Donzela, a Mãe e a Anciã. Transitar pelo bosque “ensina-nos que quando o frio inverno deixa a sua morada gélida para se encaminhar em direcção ao Outono de tons avermelhados deve passar pelas verdes estâncias da primavera e pelo húmido e tíbio verão.”
Rasgar Romper e Florescer, etapas ritualizadas pelos momentos de transição: Menarca (inicio da menstruação) e a Menopausa, dois dos momentos altos do ciclo feminino (os mistérios do sangue) que vinculam a mulher a lua e a divindade feminina.
A menina começa a sangrar e se transforma em mulher iniciando a etapa de Donzela, equivalente metafórico a Lua Crescente, o ritual do primeiro sangue menstrual marca a sua nova condição de mulher. Rasgo.
A primeira gravidez, uma nova iniciação que simboliza a entrada na segunda etapa da vida, a Mãe, com o correspondente simbólico da Lua Cheia. Dizia-se que a mulher retinha o sangue no seu corpo para dar forma/criar o seu filho. Rompo.
A última etapa, a Anciã, ritualizada através da Menopausa… Aqui a mulher volta a reter o sangue no seu corpo mas desta vez não é para gestar uma vida e sim para gestar sabedoria. O correspondente simbólico desta etapa é a Lua Minguante, a última etapa da Deusa Tríplice, a mulher Anciã e Sabia. Floresço.
Estas três etapas, Donzela, Mãe e Anciã da Deusa Tríplice simbolizam os estádios de vida da Mulher, indiferentemente de ter dado a luz um filho ou não, e são três caminhos que se cruzam no bosque Rasgo Rompo e Floresço.

Esta viagem em forma de caderno é “um manual de trabalho” que nos permite “viajar” até a alma para Re-escreve a nossa história… a nossa vida livre de dogmas e prisões… livre da escravatura emocional e social…
Conscientemente ou não, vivemos muitas vidas. A nossa vida tem vários capítulos: meninice, adolescência, juventude… profissão, matrimónio, maternidade… divorcio, viuvez… muitas experiencias …muitas mulheres… todas tu, mas por vezes o “eu” puro se perde, se esconde até que um dia algo renasce e se instala o desejo, a necessidade de embarcar numa escavação arqueológica ao nosso ser, na procura do nosso eu autêntico, da nossa alma. É esta viagem que vos convido a iniciar. Um regresso a alma, a nossa alma feminina. Adoro esta ideia de pensar em mim, em nós (mulheres) como arqueólogas e acredito que existem bons motivos para o fazer e que temos boas ferramentas para começar esta aventura: a nossa persistência, a nossa paciência, a nossa capacidade de observação, curiosidade e instinto, qualidades para uma boa arqueóloga nascer… principalmente o instinto… um instinto poderoso, estimulante que nos surpreende com a sua capacidade de encontrar o que se anda a procura.
Rasgo Rompo e Floresço – Uma Viagem Arqueológica a Alma está divida em três partes, todas elas te falam, sugerem, contam ou propões encontrar partes de ti… esquecida.

1ª Parte: Rasgo
Rasgo, é  o momento de entrar no Bosque.
As plantas ensinam-nos que o pior que pode acontecer a uma pessoa não é morrer, mas sim viver morto, sem estilo, sem perfume próprio. No presente está o passado e o futuro. Cada segundo determina simultaneamente o futuro e expressa o ontem.
Na semente está o Bosque. Por isso como Lobas irrompemos pelo bosque, guiadas pelo nosso instinto e farejando vamos Rasgando o caminho… deixando as sementes...rasgando as camadas que obscurecem a nossa verdadeira essência de Mulheres-Lobas, Mulheres-Selvagens. Rasgando e transformando obstáculos em oportunidades. Curar as raízes sem perder as asas.

2ª Parte: Rompo
Rompo a etapa do “alumbramento”
Chegadas a este momento da viagem as contracções começam e o nosso parto também. Renascer de nós mesmas mais plenas e livres. Com uma nova oportunidade para procurar novos caminhos, novas estrelas-semente, novos encontros. Antes de florescer caminharemos como sementes descalças, para sentir a temperatura da Terra quente. Para sentir a chuva… e para nos fortalecermos. Rompendo…Renascendo em forma de pequena semente…a terra, a chuva, a luz, o tempo, a paciência e a força de vontade fazem-nos renascer plenas.

3º Parte Floresço
Florescer… Abrir as asas e voar.

Boa viagem!!


Imagem: “Pachamama gerando”

Sem comentários:

Enviar um comentário